A Epson foi a primeira a perceber que os consumidores não estavam mais interessado no modelo de negócios de ‘lâmina de barbear’ adotado por todos os outros fabricantes – venda a impressora por um preço muito baixo e venda os cartuchos por um preço muito alto. Quem compra uma impressora quer usá-la para fazer impressões, e não faz sentido vender cartuchos proporcionalmente mais caros do que os melhores vinhos do mundo.
A primeira impressora da série L lançada pela Epson foi a L200. Depois dela vieram outros modelos, mas nenhum que imprimisse em tamanho A3 como as já consagradas Epson 1430W e Epson T1110. Mas isto mudou nesta semana, quando a Epson anunciou seus dois novos modelos: Epson L1300 e Epson L1800.
Ainda não obtive os preços das impressoras, mas a Epson tem optado pelo caminho contrário ao dos outros fabricantes: vender a impressora mais caro e vender a tinta mais barato. Considerando que as impressoras da Epson são muito duráveis, é uma troca mais do que justa: a tinta original da Epson para a série L custa em torno de 40 reais para cada cor, com 70 ml de tinta (para efeito de comparação, cartuchos originais tendem a custar entre 20 e 50 reais e trazem 5 ml de tinta ou menos). Você ainda pode usar tintas alternativas, desde que esteja ciente de que a qualidade da tinta influencia na qualidade da impressão e na durabilidade do equipamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário